top of page

5 de abr. de 2023

Jander Lobato propõe Audiência Pública para discutir medidas de enfrentamento à violência nas escolas de Manaus

A audiência deve ocorrer com o apoio das Comissões de Educação, Segurança Pública e Direitos da Criança e Adolescentes da CMM e representantes de secretarias municipais e estaduais


O vereador Jander Lobato (PP) protocolizou, nesta quarta-feira (05/04), junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a proposta de realização de Audiência Pública na Casa Legislativa para tratar sobre medidas de enfrentamento à violência e segurança nas escolas de educação infantil da cidade de Manaus. O debate ocorreu em razão dos últimos acontecimentos e atos violentos no país, entre eles, o de um ataque em uma escola, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas.


A Audiência Pública deve ocorrer em conjunto com as Comissões de Educação, Segurança Pública e Direitos da Criança e Adolescentes da CMM, assim como com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMSEG), e entidades do terceiro setor.


“Estudo com qualidade e segurança adequada é o mínimo que as crianças deveriam ter no nosso país, mas sabemos que essa não é a realidade. Infelizmente, nos deparamos todos os dias com situações de violência com crianças e adolescentes, e por isso, devemos ter medidas eficazes para melhorar a segurança nas escolas. A Audiência Pública visa discutir medidas preventivas e de enfrentamento a violência nas escolas, como forma de repelir possíveis ataques em escolas de educação infantil da capital amazonense”, disse Jander Lobato, que é suplente da Comissão de Educação da Casa.


Nesta quarta (05/04), uma creche, em Santa Catarina, foi alvo de um ataque, onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos. O ataque ocorreu menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um aluno adolescente que matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.

Fotos: Patrícia Marques

bottom of page