20 de jun. de 2024
Jander Lobato destaca entrega de aparelho de sedação consciente a crianças autistas no espaço Amigo Ruy
A implementação do aparelho foi realizada após articular de Jander Lobato junto a Prefeitura de Manaus
O vereador Jander Lobato (PSD) participou nesta terça-feira, 18/06, da inauguração do primeiro aparelho de sedação consciente no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar). Esse novo equipamento tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento odontológico oferecido às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pelo centro.
A implementação do aparelho foi realizada após articular de Jander Lobato junto a Prefeitura de Manaus. Além do novo equipamento, o evento também marcou a distribuição de novos cordões de identificação para famílias que ainda não os possuíam, promovendo maior inclusão social em espaços públicos.
O Eamaar é reconhecido pela eficiência no diagnóstico de crianças com TEA, que são prontamente acompanhadas pelos profissionais da instituição. Esse empenho fez do espaço o maior estabelecimento público dedicado ao atendimento de crianças com TEA nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, atendendo a 90% da demanda de Manaus.
O diretor do Eamaar, psicólogo Alexandre Gald, expressou satisfação e alegria com a novidade, mas ressaltou a contínua luta por direitos. Segundo Gald, é fundamental que o poder público se empenhe em educar a população sobre a realidade das crianças autistas.
"Muitos ainda não compreendem que a criança autista tem um desenvolvimento diferente. E o esforço e articulação do vereador Jander Lobato foi extremamente importante para essa conquista, um grande parceiro do Eamaar", destacou Gald.
Para Jander Lobato, a introdução desse aparelho é crucial para o bem-estar das crianças autistas, representando um avanço significativo nos cuidados odontológicos oferecidos.
"É uma maneira de aprimorar os serviços oferecidos pelo espaço às famílias com crianças autistas de Manaus, proporcionando um atendimento ainda mais qualificado. É um passo importante para melhorar a qualidade de vida das crianças autistas", explicou Lobato.