top of page

18 de set. de 2024

Jander Lobato critica taxa de esgoto da Águas de Manaus e defende recesso antes de eleições

Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, o vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Jander Lobato (PSD), criticou nesta terça-feira (17/09) a cobrança pela concessionária Águas de Manaus de 75% de taxa de esgoto sobre o consumo de água aos clientes. Principalmente, em relação aos moradores de bairros sem os serviços prestados adequadamente pela empresa.


Presidente da Comissão de Água e Saneamento da Casa Legislativa, Lobato afirmou que muitos bairros periféricos nem sequer têm fornecimento de água e tratamento de esgoto na capital. Em campanha para a reeleição, o parlamentar aproveitou para divulgar o trabalho realizado com a base eleitoral.


“Os 75% [de tarifa de esgoto] ainda é muito se você não tem um esgoto no seu bairro, na sua rua e na frente da sua casa. Isso é um grande problema. Nós temos trabalhado em cima disso, hoje existem muitos questionamentos. Hoje nós conseguimos já colocar – isso na parte do gabinete – água em mais de 3 mil casas em Manaus. Às vezes a gente pede como vereador, pede como cidadão, mas também pede como presidente da Comissão (de Água e Saneamento) que a gente seja atendido”, disse Jander Lobato.


O vereador do PSD afirmou que solicitou recentemente da concessionária atendimento no conjunto residencial Villa da Barra, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da cidade, para resolver um problema crônico de racionamento de água. São 417 casas afetadas na área, conforme Lobato.


“Lá falta água todo dia, às 9h [da noite] e volta às 5h da manhã. Isso [acontece] há anos. Qual é a explicação para isso?”, questionou.


Jander Lobato também defendeu o recesso branco – suspensão das atividades dos vereadores na CMM – no período eleitoral. Ele acredita que o parlamento municipal já compensou os dias de paralisação até o pleito, no dia 6 de outubro, caso a medida entre em deliberação e seja aprovada no plenário da Casa.


“Na verdade, nós fazemos audiências antecipadas e sessões [plenárias] extraordinárias para suprir essa data [do período de recesso]. Existe uma conversa entre os colegas lá [na CMM] para que na última semana [antes do primeiro turno das eleições] nós tivéssemos não esse recesso de não ir [à Câmara de Manaus], mas nos dias de ausência na questão do trabalho. Esses trabalhos seriam pagos antecipadamente. Olha, a campanha é muito intensa. Tenho ido todos os dias para a Câmara – segunda, terça e quarta [feira] – de tarde faço minha agenda [como candidato à reeleição]”, disse Lobato.


Para o Tribuna Livre, o parlamentar confirmou que ainda não existe uma solicitação formal na CMM para o recesso em favor dos vereadores-candidatos. “Se isso passar lá na Câmara, eu sei que vou ter uma semana que eu possa estar na rua de manhã e de tarde porque tem o fechamento de campanha e tem muitas coisas que acontecem que a gente precisa como candidato estar na rua”, afirmou.


Pesquisa Pontual


O candidato a vereador de Manaus e advogado João Lira (PRB) também foi entrevistado pelo Tribuna Livre nesta terça-feira (17/09). Ele disse ter ficado surpreso com o sétimo lugar da pesquisa do Instituto Pontual entre os nomes mais lembrados dos que concorrem neste ano à uma cadeira na CMM.


“Foi uma grata surpresa. Eu acordei no WhatsApp, às 8h, e muita gente me mandando mensagem. Realmente, eu não esperava e fiquei muito feliz porque quando a gente desenvolve um trabalho acaba não vendo isso. A gente vai ver quando vai abrir a urna. Então, fiquei muito feliz e muito grato por essa lembrança dos manauaras. Saber que em 2022 foi o início da plantação de uma semente que agora está fortificando”, comentou.


João Lira é ativista da causa das pessoas com deficiência (PcD) e experimentou em 2022 o processo eleitoral como candidato. Ele tentou um mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mas não obteve votos suficientes para se eleger.


Em 2024, Lira está confiante que alcançará uma “ótima votação” no dia 6 de outubro.



bottom of page